Karate Adaptado
A Inclusão e a Excelência Desportiva em Foco
Sinopse
A IJKA - Portugal, através do seu responsável técnico, Sensei Rui Caipira, tem desenvolvido desde 2003 uma abordagem metodológica relacionada com o ensino e treino do Karaté adaptado. Este projeto envolve o contributo de profissionais de diferentes áreas (Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem), dotando a atividade do necessário enquadramento institucional e possibilitando assim o acesso a esta prática a pessoas com deficiência motora crónica ou em processo de reabilitação.
A IJKA - Portugal tem desenvolvido diferentes workshops e dinamizado diferentes demonstrações em instituições que integram pessoas com estas circunstâncias. Estas ações demonstram a abrangência do Karaté e a sua acessibilidade a pessoas com diferentes condições motoras. Desta forma, o Karaté, através da IJKA - Portugal, manifesta-se também como exemplo de prática desportiva inclusiva, conferindo aos diferentes praticantes uma via de desenvolvimento desportivo, pessoal e social de enorme potencial.
Temos como orientação e objetivo dar a conhecer as experiências vividas no seio da IJKA - Portugal. Uma organização de referência que contribui para a construção de uma sociedade integrante de oportunidades, crescendo juntos na Diferença, na Igualdade, na inclusão e na excelência desportiva, para que as pessoas se sintam aceites, respeitadas e realizadas.

Parceria - CRACEP Portimão
Em julho de 2018, foi celebrado um contrato entre a IJKA-Portugal e a CRACEP - Portimão referente ao projeto de Karaté Adaptado. A parceria compreende o ensino desta modalidade aos utentes da referida instituição com necessidades especiais. As aulas são desenvolvidas no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal e têm o apoio do Município de Portimão e da Divisão do Desporto.

Karaté Adaptado para Cadeira de Rodas
Projeto ativo e em constante desenvolvimento desde 2003.
A convite da Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Portimão, a IJKA - Portugal participou no dia 16 de Abril de 2016, num evento promovido pela Associação Salvador, realizado no Hotel Tivoli, junto à Marina de Portimão.
A intervenção da IJKA - Portugal neste evento foi ao encontro dos objetivos de ambas as associações, tendo como principal foco a inclusão social para as pessoas com deficiência motora. O Karaté em Cadeira de Rodas, fundado em Portugal em 2005 pelo diretor técnico da IJKA - Portugal, Sensei Rui Caipira, realça que esta valência tem como finalidade a promoção da prática física e desportiva como um hábito de vida saudável, de forma a reduzir o sedentarismo, aumentando o bem-estar físico, psicológico e social.
Foi desta forma que os utentes da Associação Salvador se envolveram num pequeno treino, orientado pelo Sensei Rui Caipira, onde realçaram as suas capacidades e não as suas dificuldades. O objetivo foi conseguido ao fomentarmos o espírito de equipa e a troca de experiências, contribuindo para a integração do indivíduo com deficiência na comunidade.
Intervenientes:
- Câmara Municipal de Portimão – Divisão do Desporto (Colaboração)
- Associação Salvador (organização)
- Hotel Tivoli (Cedência de Instalações)
- Internacional Japan Karate Associação – Portugal (Presidente, Dr. António Silvestre e Director Técnico Sensei, Rui Caipira)
- Academia de Karate de Monchique (Presidente, Dr.ª Ana Nunes)
- Secção de Karate da Escola EB, 2/3 Júdice Fialho de Portimão (Atleta Beatriz Costa)
- Associação de Deficientes Motores de Portimão (Presidente António Guerreiro)
- Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim (Atletas, Débora Barros e Apolinário Ferreira)
Obrigado a todos.

Projeto da Federação Nacional de Karaté de Portugal
KaratÉxemplo, O que é?
O KaratÉxemplo é uma campanha de promoção, interna e externa, dos valores associados ao Karaté enquanto prática desportiva, marcial e educativa!
Karaté na Doença
O Miguel a Crescer...
O Miguel era uma criança de 5 anos de idade que no 2º ano de vida lhe foi diagnosticada Leucemia. Enfrentou o processo de cura por meio de tratamento quimioterapêutico no Instituto Português de Oncologia. O tratamento durou cerca de 2 anos, estando a doença controlada neste momento. O Miguel é um corajoso guerreiro que não vira a cara à luta e como forma de melhorar a sua condição física, iniciou a prática de Karaté por recomendação médica aos 5 anos de idade, no Grupo Desportivo e Cultural do Enxerim em Silves (Algarve), clube vinculado à IJKA – Portugal, cujo Responsável Técnico é o Sensei Rui Caipira.
O Karaté tem sido um estímulo para o fortalecimento da coragem do Miguel, usufruindo assim dos benefícios desta modalidade, pelo que, irá ser um importante pilar na construção do seu desenvolvimento psicomotor. Aos pais do Miguel, Carla e Nuno, a FNK-P, em representação de toda a comunidade Karateka, transmite um profundo sentimento de respeito por todo o processo passado e pela confiança na nossa modalidade, bem como o agradecimento pela possibilidade dada de promover a valiosa história de sucesso vivida pelo nosso pequeno Karateka no âmbito da Campanha de Ética e Fair-Play “KaratÉxemplo”. O Karaté estará sempre disponível no apoio ao Miguel e respetiva família.

Karaté na Gravidez
A gravidez não é uma doença, é um momento de grande felicidade
Os exercícios de Karaté durante a gravidez podem ser benéficos, desde que sejam praticados com moderação, de forma regular e simples. Durante a gravidez, o organismo da mulher sofre uma série de adaptações que vão condicionar em grande medida o tipo e a intensidade do exercício que se pode praticar durante a gestação. A prática de exercício aumentará o bem-estar físico e psicológico da mãe e ajudá-la-á a estar mais ativa, com um corpo mais flexível e em forma. Apesar de todos estes benefícios, é sempre importante comentar sobre as práticas desportivas seguidas com o médico que acompanha a gravidez.

Karaté no Autismo
Podemos ajudar...
O que é o AUTISMO ou TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA? O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro. Esses distúrbios caracterizam-se pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção.

Karaté na Saúde mental
A principal característica da deficiência mental é a redução da capacidade intelectual (QI), situada abaixo dos padrões considerados normais para a idade. A pessoa com deficiência na maioria das vezes apresenta dificuldades ou nítido atraso em seu desenvolvimento neuropsicomotor, aquisição da fala e outras habilidades, um deficit no comportamento adaptativo, seja na comunicação (linguagem), socialização ou aquisições práticas da vida cotidiana.
Karaté na Trissomia 21
Em 1994, uma experiência de 3 anos inesquecível
Ao contrário do que é comum supor-se, a Trissomia 21 ou Síndrome de Down não é uma doença, mas sim decorrente de uma alteração genética ocorrida durante ou imediatamente após a conceção.
A síndrome de Down define-se por uma "alteração de organização genética e cromossómica do par 21, pela presença total ou parcial de um cromossoma (autossoma) extra nas células do organismo".
